Fuja do Óbvio para conseguir sucesso!

“O óbvio nos leva a duvidar ou a diminuir as grandezas de nossas ações. ”

Devemos partir para a ação valorizando as pequenas ações que temos no dia a dia, bem como desafiá-las, para que possamos aprimorá-las. Podemos nos lançar a pequenos desafios para desenvolver novas habilidades e aprender coisas novas. Para tanto, precisamos ter conhecimento de nossas ações, saber quais são as pequenas coisas que realizamos que fazem a diferença em nossas vidas.

Para isto precisamos lembrar que o óbvio nos cega, no sentido de levar-nos a crer que o que fazemos, pensamos ou acreditamos é muito simples e, desta maneira, é óbvio que não merece atenção, aprimoramento ou dedicação.

Ressalto que mesmo quando o assunto é referente a nós mesmos, também não é óbvio, pois por mais que praticamos autoconhecimento ainda falta, falta o olhar do outro referente ao nosso comportamento, sobre a perspectiva diferente que elas têm a respeito de nossas ações e tal percepção contribui para uma formação de “EU”. Logo vale refletir que a frase do Filósofo Sócrates “Só sei que nada sei” é muito válida, pois o conhecimento está em constante aprimoramento e não importa do que seja.

A velocidade das mudanças de nossas rotinas nos consome e nos cega para as mudanças, pois temos a tendência a seguir rotinas tão rigorosamente que muitas vezes resistimos firmemente as novidades e as situações inesperadas, por acreditarmos que é óbvio que não dará certo, não levará a lugar algum ou que não dará resultados. Pois bem, isto é lógico uma loucura extrema, uma vez que são as ideias, ações e pensamentos fora da caixinha que nos fazem encontrar as principais respostas para o que precisa ser respondido, bem como enxergar que muitas vezes as principais respostas são as mais simples.

Para atingir o sucesso que almejamos devemos focar sim naquilo que obviamente ignoramos, deixamos de lado e não nos aprofundamos. Precisamos nos atentar aos pequenos detalhes, nas cosas simples que trazem grandes resultados, nas pessoas que muitas vezes não ouvimos por terem pensamentos e visões tão simplórias e aparentemente tão insignificativas, pois, na grande maioria das vezes, elas nos fornecem uma perspectiva da situação diferente e mais “limpa”, e desta maneira contribuem para uma visão mais simplória e efetiva de um caminho eficaz para as grandes realizações.

 

Fonte de inspiração para o texto: https://www.youtube.com/watch?v=bTqGdfTzcnk

 

Por Silmara Miranda Reis de Almeida

Psicóloga e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Master Coach profissional com certificação internacional e nacional de Personal Professional Coaching, Executive Coaching, Business Coaching, Team Coaching, Leadership Coaching, Coaching Psicodinâmico Breve Executivo, Certificação de Consultor DISC, Assesment Profile, Assessment EVA e Alpha Coaching Assessment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *