É possível aumentar o nível de comprometimento da sua equipe?

Atualmente, o custo de uma empresa com a folha de pagamento, em media, é de 40%. Quando analisamos o desempenho, temos 85% das pessoas trabalhando com, menos que 50% do seu potencial, ou seja, produzindo muito, muito, abaixo da sua capacidade. Você é líder, empresário, encarregado por pessoas? Faça as contas.

Tudo se torna muito mais fácil quando assumimos um programa de desenvolvimento, engajamento e reconhecimento das pessoas. Muitas vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de outra pessoa que a escute, sem julgamento e ajude a encontrar uma saída.

Invariavelmente, escuto perguntas do tipo:
– Como posso aumentar o comprometimento da equipe, faze-los “vestir a camisa”.
– Os resultados estão horríveis e a equipe não se compromete.

Temos vários exemplos de pessoas, times e empresas que conseguem resultados fabulosos, aumento nas vendas, maior produtividade, melhoria na performance individual e coletiva através de passos simples, mas poderosos. Para isso, entender das motivações humanas e como isso se aplica e uma equipe de trabalho é crucial, possível e mágico.

Vamos ver 3 passos que você pode refletir e aplicar, a partir de agora na sua equipe.
1. Desenvolvimento: eu diria que é uma das chaves para a superação e o êxito profissional, porém, sozinho, não terá o sucesso desejado. Para que uma pessoa irá se desenvolver? Qual será a utilidade disso? O que ela ganha? Estas perguntas servem para que possamos direcionar um programa de desenvolvimento interno, seja de competências, técnicas ou aspectos comportamentais. Precisa ficar claro para cada pessoa o que e para que desenvolver e, esclarecer as expectativas com cada profissional e suas entregas.

2. Engajamento: Etimologicamente, o termo engajar se originou a partir do francês engager, que significa “dar em garantia”, “empenhar” ou “dar como caução”. Engajar, no nosso contexto, tem significado de empenho garantido com a missão, propósito ou meta estabelecida. Vai além de fazer parte de uma equipe, é estar intimamente ligado, conectado com a qualidade das ações desenvolvidas para realização de um objetivo organizacional. Há pessoas que apenas se envolvem, ou seja, não dão garantia de seu empenho. Ja presenciou isto ou, ja ouviu falar? Quem se engaja, demonstra nas suas atitudes, simples assim.

3. Reconhecimento: Reconhecer significa que, por menor que seja o avanço, a conquista, ela precisa ser atribuída ao seu autor. Não existe algo mais frustrante que um esforço sem mérito. Imagine como você se sentiria se após um grande esforço, ninguém, absolutamente, esboçasse qualquer palavra, gesto ou atitude de reconhecer seu mérito pela ação? Isso é muito mais comum que você imagina. Por outro lado, qual é o sentimento de ter sido reconhecido pelo feito? Motivador? Entusiasmante?

A grande pressão por resultados e a falta de líderes que valorizem e reconheçam os feitos de sua equipe tem levado muitas pessoas ao esgotamento emocional, baixa performance e uma frustração profissional importante. Na contramão desta realidade, temos líderes altamente comprometidos com as pessoas, humanos, focados no crescimento de seus liderados, enérgicos e motivadores que conseguem alavancar cada pessoa, dentro da sua realidade, valorizando, desenvolvendo, reconhecendo e ganhando, como premio, o engajamento na missão.

Gostou deste texto, curta e deixe seu comentário. Compartilhe com as pessoas que precisam desta informação. No próximo post, vamos falar como gerar estados de produtividade de alta performance, acompanhe aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *